Cores e suas Teorias
- claugjorge
- 18 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2021
Há uma grande variedade de usos das cores, alguma delas:
CROMOLOGIA
cromo = cor
logia = lógica, discurso
É o estudo físico das cores.
A partir da análise da natureza da luz, esta ciência investiga e elucida a origem das cores no espectro eletromagnético e suas características particulares:
Comprimento de onda.
Frequência.
Velocidade.
CROMOSOFIA
Cromo – cor
sofia– sabedoria
É a ciência que estuda a significação da cor e seu papel na vida do homem, suas influências na personalidade e na psique humana.
CROMOTERAPIA
Cromo – cor
terapia– tratamento
É a ciência que utiliza a radiação luminosa do espectro colorido para promover processos de reorganização das estruturas físicas/espirituais do ser humano para a restauração de sua saúde.
TEORIA DAS CORES
A partir dos resultados das misturas de cores sólidas e luzes coloridas, podem ser desenvolvidas teorias da cor e sistemas de ordenação, que tem a finalidade de mostrar a diversidade dos fenômenos de cor, em uma conexão lógica e compreensível, assim como de representá-los em esquemas gráficos.
ASPECTOS FUNDAMENTAIS NO ESTUDO DAS CORES
1 – FÍSICA ATÔMICA
Fonte de entendimento de todos os fenômenos materiais. Nos revela a estrutura básica e nos mostra que, neste campo, não existe diferença entre matéria e energia.
2 – FÍSICA CLÁSSICA
Explica como se realiza um estímulo de cor, mediante oscilações magnéticas diferentes. Experimentos óticos para decomposição da luz em espectros e análise espectral da matéria.
3 – CROMATISMO
Resultados que se podem esperar com segurança matemática, misturando matérias colorantes ou luzes coloridas em uma proporção quantitativa determinada. Nos indica as relações e leis que existem entre as cores.
4 – TEORIA DAS CORES
A partir dos resultados das misturas de cores sólidas e luzes coloridas, podem ser desenvolvidas teorias da cor e sistemas de ordenação, que tem a finalidade de mostrar a diversidade dos fenômenos de cor, em uma conexão lógica e compreensível, assim como de representá-los em esquemas gráficos.
5 – MEDICINA
A cor ajuda na investigação e diagnóstico; pode ser, também, fator importante na terapia. Em quase todas as culturas, se estabeleceu um nexo entre cor e diagnóstico médico, que até hoje se usa: a análise da cor da pele, da língua, dos olhos, e das secreções do corpo, continua sendo a base do diagnóstico.
6 – FISIOLOGIA
Percepção da cor. Como se chega à sensação da cor no consciente do Homem? É o campo da fisiologia, da ciência sobre a atividade das células, tecidos e vísceras.
7 – PSICOLOGIA
A influência que determinadas cores exercem no subconsciente do homem é de natureza psicológica.
8 – COR COMO CULTURA
As influências culturais das cores, que podem representar valores diferentes, dependendo da região, da situação, ou ainda da época em que está contextualizada.
As cores fortemente são associadas a sensações e energias. Exemplo é esse quadro abaixo com algumas cores e seu simbolismo. A astrologia acaba fazendo algumas tentativas de correspondência simbólica da cor à descrição da personalidade de cada signo.

Na astrologia, segundo Hall, 2005, temos:
Áries - Vermelho, branco
Touro - Verde, rosa, azul-claro, branco com limão
Gêmeos - Amarelo, preto, branco com pontos vermelhos
Câncer - Branco, cinza-esfumado, verde, ferrugem
Leão - Laranja, amarelo-dourado, vermelho, verde
Virgem - Azul-marinho, cinza-escuro, marrom, verde, preto
Libra - Azul-claro, rosa, preto, carmesim escuro, âmbar, amarelo-limão
Escorpião - Vermelho profundo, castanho, preto e marrom
Sagitário - Púrpura, azul-real-escuro, amarelo, verde
Capricórnio - Verde muito escuro, marrom-escuro, cinza, preta, ferrugem, índigo
Aquário - Azul-céu, turquesa
Peixes - Verde-mar, branco puro, malva, púrpura, violeta, prata
Estas associações dependem muito do todo do mapa astral. Mas acredito, que a título de curiosidade vale a pena observar essa tendência.
Na arte, a cor tem valor de extrema importância e deixo aqui uma percepção da cor nesse contexto:
Segundo Kandinsky,
“A cor é o toque, o olho, o martelo que faz vibrar a alma, o instrumento de mil cordas”.
Eu tendo a concordar...
REFERÊNCIAS:
DE NORONHA, Álvaro, Beleza. Associações atribuídas às Cominações cromáticas Aplicadas em Meios Impressos. Monografia apresentada ao Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, 2004.
GARCIA, Luciara Bruno & GONÇALVES, Luana Vieira& DE FRANCESCHI Jr, Reginaldo. Composição Visual. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
HALL, Judy. A Bíblia da Astrologia. São Paulo: Ed. Pensamento, 2005.
